domingo, 4 de outubro de 2015

RESILIÊNCIA - Follow




Def: Resiliência é um aspecto psicológico, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico.


Chega uma hora que PENSAMOS que chegamos ao nosso limite. O trabalho pesa de uma forma que a vontade é de nunca mais colocar os pés em tal território. O diploma da faculdade cada vez se torna um objetivo mais distante. Relacionamentos pseudo-amorosos são meros copos de bebidas e sexo sem tesão. Amigos são pessoas desconhecidas e que passam a não te trazer mais conforto. Teu dinheiro não sobrevive a quinze dias do mês e a família deixa de ser o porto seguro.

Acabou a vida? NÃO! Isso é a vida. Corrigindo: Essa é a parte difícil da vida, quando tudo que tu não querias passar aos 20 e poucos anos, acaba passando e parece que isso é o final e que ninguém vai conseguir te mostrar que ainda existe o lado bom, afinal todos os lados existentes resolveram se unir para te derrotar. QUE DIABO TÁ ACONTECENDO, CARALH*!?!?! (Ok. Isso está parecendo um desabafo e não era a intenção inicial).

Nesse momento alguém vai ler e pensar: “Estudantes de psicologia não deveriam se estressar dessa forma”, “a Camila toda goodvibes dando chilique que não está bem?”, “Nossa, ela não tem autocontrole”. VAI SE RALAR, amigo (a). :) 

O fato é que você possui resiliência e mesmo estando “no fundo do poço”, tu sabe que logo ali na frente (bem próximo) vai ficar tudo bem. Tu quase perdes o controle e surta, mas aí lembra que isso é só o início de problemas sérios que pode passar na vida e também pensa em tantas pessoas que passam tanto trabalho, falo principalmente de algumas culturas um tanto quanto duvidosas de alguns países, falo de pessoas em estado de saúde precária e do mal mundial de uma forma geral mesmo, aí vem aquele “suspiro de relaxamento” que nem tudo está perdido e que talvez teus problemas não são tudo isso que foi julgado em um momento conturbado.

Penso que sempre devemos olhar para a dor do outro para perceber que a nossa na verdade, nem dói tanto assim.
Ás vezes rola aquela vontade de apertar o foda-se (botãozinho mágico conhecido como válvula de escape), mas aí vem lá de dentro uma vontade maior, uma capacidade de recuperação que muitas vezes você nem sabe que possui e então você volta ao estado anterior e o fluxo segue. Grandes impactos de temperamento e pressão são suportados, é a tua resistência, não só física, mas de visão positiva para se reconstruir.


“Eu faço da dificuldade a minha motivação. A volta por cima, vem na continuação” ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário